segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pioneiros no Desafio Distrital Sênior

Nos dias 21 e 22 de maio de 2016, ocorreu na cidade de Três Coroas, sediada pelo Grupo Escoteiro Paranhana, o Desafio Distrital Sênior Pé da Serra. O Clã Padawan teve seu representante, Roger André que nos contou um pouquinho sobre a atividade. Atividade essa que teve como inicio no sábado de manhã com uma jornada de 16 km até o local do rafting. Durante o percurso, os jovens precisaram completar diferentes tipos de tarefas, como: orientação, conhecimento da história local, entre outras. O rafting chegou para complementar o inicio da tarde, os jovens desbravaram as corredeiras do Rio Paranhana e mesmo com o frio, sobrou alegria e descontração por parte dos participantes.

Já com o retorno para a sede, local este que serviu como abrigo, tivemos a janta preparada por 2 membros de cada grupo escoteiro. Após a janta, houve a atividade noturna, a mesma consistiu em uma mini-jornada noturna pelo centro da cidade, existiam 8 pontos predeterminados em um mapa, onde em cada ponto tinha uma frase em código morse, as patrulhas deviam coletar os 8 pontos e decifrar a frase. No fim a frase mostrava onde se encontrava um tesouro.

Logo após a atividade noturna, tivemos o fogo de conselho, com tons mais calmos, os jovens puderam demonstrar um pouco da história, curiosidades, fatos dos seus países - tema principal da atividade.


No domingo de manhã, a atividade ficou a cargo de muita diversão, o objetivo proposto pelos chefes foi uma olimpíadas diferente, onde haviam as bases: corrida de cavalinho, campeonato de bolas de chicle, entre outras várias bases. Com isso, na bandeira final, ficou como a vencedora da Aventura Distrital Sênior, o país Vietnã.

Em relato, o pioneiro Roger disse: “Fui como assistente da chefe de tropa Mônica, consegui ver como é o lado da minha próxima etapa no escotismo, como é cansativo mentalmente. Organizar, estruturar, elaborar as atividades, pensar nos prós e contras que podem acontecer, tudo isso tem um peso muito grande, uma responsabilidade que devemos assumir, mas é muito interessante ver que um dia eu estava no lado deles, fazendo a mesma coisa que eles e por um instante, eu podia estar mostrando um pouco do que eu aprendi na minha vida escoteira. É muito gratificante ver o sorriso dos jovens no final de uma atividade e sentir que o dever foi cumprido com sucesso.”

Nenhum comentário: