Institucional

Taquató no Início das Atividades 2016, dia 05/03/2016

O Grupo Escoteiro Taquató conta atualmente com cerca de 100 integrantes entre jovens e adultos voluntários. Estrutura-se em Ramos divididos por faixas etárias, sendo eles:

Lobinho: de 7 à 10 anos de idade;
Escoteiro: de 11 à 14 anos de idade;
Sênior/Guia: de 15 à 17 anos de idade;
Pioneiro: de 18 à 20 anos de idade.

Cada Ramo possui a sua Chefia, composta por um Chefe de Seção e seus Assistentes e Instrutores. O grupo possui também uma Diretoria, eleita pela Assembléia de Grupo e com mandato de 2 anos. Veja o Organograma abaixo:




Um pouco de história...

Nestor Wasen, o fundador do Grupo Escoteiro Taquató, concedeu uma entrevista no ano de 1997, quando tinha 84 anos, falando da sua experiência com o escotismo no Caí. Ele contou que já em 1928, quando tinha 15 anos, participava de um grupo escoteiro. Ele estudava no Colégio Evangélico, no Caí, e participava do grupo Pfadfinder, como eram conhecidos os escoteiros daquela época. O grupo liderado pelo Professor Muller. 


Naquela época eram realizadas caminhadas nos morros e nos matos e, anualmente, acontecia um encontro dos escoteiros do Rio Grande do Sul. Em certa ocasião, o grupo viajou de vapor, pelo rio Caí até Montenegro e, dali foram de trem até Santa Cruz do Sul. Lembra que chovia muito naquela ocasião e o rio estava cheio, por isso, quando o vapor passou embaixo da ponte ferroviária da Mariazinha (um pouco antes de chegar a Montenegro) foi necessário retirar a chaminé para não bater na ponte. Os membros do grupo caiense foram hospedados nas casas dos colegas escoteiros de Santa Cruz e fizeram visita a uma fábrica de cigarros da cidade. 

Em 1926 ocorreu um encontro estadual de escoteiros no Caí, no qual foi fundada a PFADEFINDERBUND VON RIO GRANDE DO SUL (Associação dos Escoteiros do Rio Grande do Sul). Foi, então eleito o sergipano Georg Black como Oberfeldmeister (Chefe Supremo). 

Conta Nestor Wasen que, em 1960, existia um grupo de garotos que, por iniciativa própria, faziam caminhadas pelas matas da região. O grupo, formado informalmente, era chamado de Patrulha Águia. Como Nestor já havia sido escoteiro, resolveu ajudar aqueles garotos a formar um verdadeiro grupo escoteiro. Conforme lembrava, esse grupo deveria chamar-se Abaeté, que em linguagem indígena significa homem honrado, porém descobriram que já havia um grupo com esse nome e então optaram por Taquató, que significa ave que voa alto.


A primeira sede do Taquató foi na casa de Nestor, na rua General Osório, 630


Entre os primeiros escoteiros figuravam Maurício Bohn, Luiz Bohn, Júlio Peters, João Carlos Pooter e Cláudio Selbach. O grupo pioneiro desenvolvia atividade principalmente com os grupos de Montenegro e Bom Principio. 

fonte: Jornal 'O Fato Novo', 04/09/2010, pág. 09.