terça-feira, 19 de julho de 2011

Um pedaço do meu coração fica no Reino Unido...


Sempre Alerta!


Faço, hoje, o relato de minha viagem pela Ilha de Brownsea e pelo Parque de Gilwell, ambos locais de grande importância para o Escotismo mundial. Fomos a Brownsea no dia 15 de julho, acompanhados pelo Dave, chefe sênior, membro da Romsey Scout Network “The Pirates”, que havíamos conhecido no dia anterior. O dia estava ensolarado e um pouco ventoso.

Da esquerda para a direita: Dave, Bia (52/SC), Áquila (96/RS), B-P, eu (97/RS) e Nicolas (52/SC)

De carro, nos deslocamos até a costa sul da Inglaterra e fomos pegar a balsa para irmos até a Ilha. O mar, de uma cor azul esverdeada, refletia como um espelho ondulado o sol limpo e brilhante que nos foi brindado pelo grande chefe! A viagem durou cerca de 15 minutos e depois disso só precisámos curtir o passeio a pé. Nossa grande vontade era conhecer a pedra onde está homenageado o primeiro acampamento e visitar o local exato onde havia ocorrido o primeiro acampamento escoteiro de 01 a 09/08/1907. O passeio foi extremamente tranquilo com direito a paradas para pequenos lanches e muitas, muitas fotos.


A importância deste local para o Escotismo é devido ao bem sucedido acampamento experimental que B-P realizou lá, que originou o livro Escotismo para Rapazes e que foi o nosso primeiro guia de acampamento. Vinte meninos, que se tornaram os primeiros escoteiros, foram levados para um campo nesta ilha para passar 8 dias acampando segundo os fundamentos que B-P queria dar para seu movimento.


Para nossa surpresa, o campo original onde foi este acampamento está, hoje, submerso a mais ou menos 2 metros de água por causa do aquecimento global! Mesmo assim, tiramos fotos do local e eu recolhi algumas pedrinhas da beira da praia na borda do campo original. Foi uma experiência muito interessante. A energia desta ilha é muito intensa e com certeza toca o coração daqueles que compartem nossos ideais do Movimento Escoteiro.

Eu e Áquila com as bandeiras de nossos Grupos

Já no dia seguinte, fomos a outro local muito importante para o Movimento, o Parque de Gilwell. Este campo localizado ao norte de Londres é um parque que foi organizado e fundado por BP em 1919-20, para o treinamento de chefes escoteiros. Nosso guia desta vez foi o Dumbledore (sim, é apelido e sim, é por causa do Harry Potter...), neste dia o tempo não estava colaborando tanto já que estava um pouco chuvoso, mas pelo jeito aqui na Inglaterra normalmente não se tem tempo bonito e aberto por muitos dias seguidos.

É lá a sede oficial da Primeira Tropa de Gilwell que todos os chefes que possuem a Insígnia da Madeira fazem parte (como a Akelá Solange). É um belo parque com muita área verde e um bom local para acampamentos. Entre as atrações do local estão a White House (local de reuniões em um casarão do século XVIII), o Portão dos Leopardos e o Grande Carvalho de Gilwell, de onde consegui algumas folhinhas... hehehe

Era meu sonho conhecer estes dois locais há bastante tempo, no caso de Brownsea, desde 1997, no caso de Gilwell, desde 2000 e poucos. Consegui pegar lembranças maravilhosas dos dois, mas não somente porque eram locais bonitos e bem cuidados. O importante nestes dois passeios foi conhecer nossos amigos ingleses, escoteiros como nós, e nossos irmãos pois “uma vez, sempre”. Percebi nestes dias que o que altera-se entre duas pessoas são a língua e a cultura, mas o espírito escoteiro é o mesmo em toda parte.


Né'mais kiumaté lógo,

Caio Coelho

9 comentários:

Caio Fernando Flores Coelho disse...

Será sorteada uma pedra da Ilha de Brownsea para os lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros que fizerem comentários neste post.
XD

Sabrina Rosenbach disse...

nossa que legal (:
deve ter cido o maximo ter estado lá!
inveja xD saokspoakspoaks
beijos caio.

@BPiltz disse...

O bom é ver que em todos os cantos do mundo, BP conseguiu deixar uma lembrança para nós. E que nosso amigo Caio conseguiu achar umas para o Grupo!valeu

Mônica Loeff disse...

Nossa,com certeza um sonho de todos os escoteiros, e nos deixa orgulhosos ver a bandeira do Grupo Taquató aí.
beeijos.
SAPS

Suelen Loeff disse...

Demais!
Também quero ir pra lá!
Aproveitem mtooo!!
Pena que os chefes ficaram excluídos do sorteio. =/
SAPS

Afonso Hoff disse...

Ver essa essa bandeira azul, neste local, imaginar que ali aconteceu o primeiro acampamento com o BP...

Sem PALAVRAS...

Vlw Caio!!!

Débora Loeff disse...

Oi chefe Caio!
Quem sabe um dia eu posso ir também!
Muito bonito e legal ser escoteiro.
Melhor Possível.

Amanda Loeff disse...

Nossa,como diz o Afonso:sem palavras!
APROVEITEM bastante aí e representem o Taquató ,vivam esse sonho por nós!
Ps:quero uma pedrinhaa!

Anônimo disse...

Ae Caio e Diogo aproveitem ao máximo o Jamboree ae na Suécia .....