quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Coluna Sempre Alerta! - 12/02/2014

Coluna Sempre Alerta!
Grupo Escoteiro Taquató por Diogo Laux

publicada no Jornal Fato Novo do dia 12/02/2014

Política de Proteção da Criança e do Adolescente

Um Grupo Escoteiro atende desde crianças com 7 anos de idade até jovens de 20 anos, grupo este coberto pela proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). Por tanto, é dever do Grupo Escoteiro defender os direitos das crianças e dos adolescentes e protegê-los de qualquer tipo de abuso.

Em 2013, os Escoteiros do Brasil lançaram dois Guias relacionados a este assunto, um direcionado para os Adultos Voluntários que atuam nos Grupos Escoteiros e outro para o Pais dos escoteiros, além de uma Cartilha sobre Bullying. Este material apresenta uma série de orientações aos chefes escoteiros para que possam evitar, identificar e saber como lidar em situações de abuso.

O material destinado aos pais, aconselha o diálogo e a aproximação dos pais com os filhos, relaciona ferramentas para perceber sintomas de abusos e como abordar a situação. Os Guias também destacam a importância dos pais acompanharem a vida social dos filhos na internet. Não são raros os casos em que jovens, cada vez mais novos, são expostos na rede e os resultados podem ser terríveis.

No início deste ano, foi lançada uma revista especial sobre Drogas, chamada 'Papo Reto'. O formato da revista (e o nome também) promove uma aproximação - pela linguagem e pelo visual - do mundo destes jovens para levar essa mensagem tão importante. Amy Winehouse e Chorão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr, são citados como exemplos de talentos musicais que poderiam estar vivos, não fosse a perigosa relação com as drogas.

E o próximo passo já foi dado: em 2015, todos os Adultos Voluntários do Movimento Escoteiro de todo o Brasil, terão que passar por um curso online que apresenta um consolidado de todas essas ações apresentadas acima, para que possam continuar trabalhando nos Grupos Escoteiros. O Taquató já se adiantou e todos os nossos chefes devem concluir o Curso de Proteção Infantojuvenil ainda no primeiro trimestre de 2014. Nós estamos ligados no assunto e 'sempre alertas' para cuidar de nossas crianças.


Todos os arquivos citados acima, estão disponíveis no link: http://www.escoteiros.org.br/downloads/protecao_infantojuvenil.php

Recomendo a leitura a todos os pais que se preocupam com seus filhos
.

Nenhum comentário: