quinta-feira, 7 de junho de 2012

Taquató no Youth Blast

O Youth Blast foi a Conferência de Jovens para a Rio+20, ocorreu entre os dias 7 a 12 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro/RJ. O evento ofereceu uma programação com diversas oficinas, palestras, atividades autogestionadas (organizadas por ONGs) e treinamentos.

Os participantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre o que é e qual a importância da Rio+20, da Cúpula dos Povos e outros processos paralelos; o que está em pauta nas discussões; qual é a posição do Brasil e de outros países diante do cenário global, e até mesmo como funciona uma negociação nos moldes das Nações Unidas. O encontrou ainda produziu um documento com o posicionamento de crianças e jovens sobre sustentabilidade que foi levado a Rio+20.



Nossa delegação organizou uma atividade que integrou a programação oficial do Youth Blast, o Jogo do Comércio Mundial. A atividade autogestionada teve a participação de cerca de 30 pessoas, um número quase recorde para as atividades do evento. O jogo consistia basicamente em mostrar a relação dos países ricos e pobres no nosso sistema atual, ou seja, o capitalismo. Divididos entre diplomatas, população e governantes, os participantes puderam ver na prática como essa relação injusta acontece. Na avaliação da atividade, os jovens conseguiram transpor as situações para a vida real, citando a condição econômica e social dos países, vendo as injustiças e desigualdades que os países pobres e emergentes enfrentam.


Acesse aqui e leia o post de uma participante que conta o que ela achou do Jogo do Comércio Mundial.


Nenhum comentário: