quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coluna Sempre Alerta! - 04/12/2013

Coluna Sempre Alerta!
Grupo Escoteiro Taquató por Diogo Laux

publicada no Jornal Fato Novo do dia 04/12/2013

Fórum de Jovens

No último sábado, dia 30/11, os jovens escoteiros do Taquató realizaram a 3ª edição do Fórum de Jovens. No Fórum, os escoteiros tem a chance de avaliar as atividades do ano, bem como o trabalho dos chefes e propor atividades para o ano seguinte. O Fórum é coordenado pelos jovens e constitui um espaço onde eles tem liberdade para ajudar a indicar o caminho que o Grupo deve seguir. O resultado das avaliações é repassado aos adultos que consideram essas informações quando montam o planejamento do ano seguinte.

O envolvimento juvenil é a prioridade estratégica nº 1 para a Organização Mundial do Movimento Escoteiro. O Taquató é pioneiro ao promover, há três anos, um fórum que empodera os jovens e os envolve nesse processo de renovação e atualização das atividades do Grupo.


Indaba

Enquanto os jovens estavam reunidos no Fórum de Jovens, os adultos realizavam a sua reunião de avaliação, chamada Indaba. Este nome, de origem africana, significa uma conferência ou reunião entre as tribos indígenas; e no escotismo é utilizado para chamar a reunião dos escotistas e dirigentes, que são os adultos voluntários.

No Indaba, cada ramo apresentou as atividades realizadas em 2013, que foram seguidas de um momento de avaliação e sugestões de melhoria para o próximo ano.

Período de Férias

Oficialmente, o Taquató já está de férias, restando apenas a realização das atividades de encerramento de cada ramo. As atividades retornam no dia 08 de março de 2014.

Nenhum comentário: