domingo, 28 de agosto de 2011

"Escotismo é Inclusão": Parte 2

Este ciclo, Escotismo é Inclusão, está chegando ao fim e para encerrar em grande estilo os lobinhos da Alcatéia Taquató receberam a visita da querida Joseandra S. Pithan, que, sendo ela portadora de deficiência física, veio conversar com as crianças sobre sua deficiência e falar sobre sua experiência de vida.



Joseandra, que nasceu sem os dois braços, devido à uma medicação que sua mãe tomou durante a gestação, deixou as crianças maravilhadas com suas histórias, principalmente as de quando ela era criança, com suas brincadeiras e travessuras. Os lobinhos se mostraram muito curiosos e ficaram admirados com o relato de todas as coisas que Jose disse fazer sozinha. Muito prestativa, Jose matou a curiosidade das crianças (e dos chefes também!) quando tirou os tênis para escrever, com os pés, uma cartinha para a Alcatéia.

Jose comentou que, existem algumas tarefas que não consegue desempenhar sozinha, e uma delas é amarrar os sapatos. Sendo assim, após escrever a mensagem, ela colocou as meias e perguntou se algum dos lobinhos poderia ajudá-la. O que ela não esperava é que teriam tantos voluntários para tal tarefa. Com sua alegria e determinação, Jose mostrou aos lobinhos que apesar das diferenças e dificuldades, todos somos iguais. E como ela mesma disse: "Ser diferente é normal".




Depois desta visita, os Velhos Lobos deram a chance dos lobinhos sentirem na pele as dificuldades de uma pessoa portadora de necessidades especiais. Eles receberam papel, pincel e tinta têmpera e tiveram que fazer um desenho, sem usar as mãos! Ou seja, eles pintaram com os pés e com a boca. O resultado foi divertido, muitos rabiscos e pés pintados.

3 comentários:

Anônimo disse...

amei esse dia

Afonso Hoff disse...

Que oportunidade de aprendizado!

Suelen Loeff disse...

É, e eles aproveitaram!