terça-feira, 26 de julho de 2016

Reunião Olimpio



Para quem ainda não está sabendo, este ano o Clã Pioneiro Padawan é responsável por organizar uma das 4 maiores atividades pioneiras do Estado, a Olimpio.
A organização da Olimpio segue a todo vapor. Os pioneiros do Taquató seguem convictos para fazer a Olimpio ser uma atividade inesquecível para todos que vierem.  
Para isso, precisamos estar sempre buscando conhecimentos e tomando decisões para fazer acontecer o evento. Neste último final de semana, o Clã se reuniu na UCS – Vale do Caí (local onde o evento será sediado). Além disso, o 1° boletim de informações já está pronto e prestes a ser lançado para os participantes.
Quem tiver interesse de informações mais detalhadas, pode acessar o evento no facebook pelo link: https://www.facebook.com/events/616867265130468/
Os Padawans seguem confiantes e focados em fazer um grande evento!

Fórum Regional Pioneiro



São Marcos, na Serra, recebeu nos dias 16 e 17 de julho o Fórum Talian - XL Fórum Regional Pioneiro. Foram 250 participantes, entre jovens e adultos, que passaram o final de semana de baixa temperatura, mas aquecido com muito debate, novos conhecimentos, troca de experiências, polenta, massa e tortéi. E o Clã Pioneiro Padawan não ficou de fora, afinal, importantes decisões são tomadas no evento mais importante do Ramo Pioneiro, como por exemplo, eleição dos eventos regionais e da nova Equipe Regional do Ramo Pioneiro para 2017.
O Mutirão Regional do 1º semestre será em Alvorada, o Back to the Moot tem como principal inspiração uma viagem no tempo, proporcionando bases, festa e as atividades do domingo da forma mais excêntrica possível. O Fórum Regional Pioneiro será realizado em Erechim, a cidade conta com uma infra-estrutura ótima e a recepção calorosa do Clã Camelot. A Olímpio continua em clima de Olimpíadas e Diversidades, Porto Alegre irá receber a primeira Paralimpíada Pioneira, sediada pelo Clã Viking, do GE Arno Friederich, em sua própria sede, o Lindóia Tênis Club O Mutirão do 2º semestre será em Esteio, o Multicolorido, que pretende integrar, diversificar e incluir os jovens cada vez mais com a comunidade em que estão inseridos. A chapa vencedora para comandar a Equipe Regional Pioneira 2017 foi a Chapa Agregar,com suas propostas de integrar e unir o ramo acreditam que " Juntos Somos Mais", a mesma e composta pelos jovens Vitor, Giulia, Samara, Gabriela e Vanessa. 
O Fórum foi uma atividade bem cansativa, porém de suma importância para o bom andamento das atividades pioneiras e ao direito à democracia.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pioneiros e Lobinhos em Atividade de Integração



Sábado foi dia de integração entre Ramo Pioneiro e Ramo Lobo na Sede do Grupo Escoteiro Taquató. Com o intuito de divertir os pequenos e cumprir itens de suas progressões, a atividade foi feita em esquema de bases. Entre elas, estavam: aprender palavras em inglês do cotidiano escoteiro e pessoal, aprender a enrolar um saco de dormir, jogo do Kim dos cinco sentidos, base de nós, entre outras.
Durante o percurso das bases, foi possível notar que as menores coisas são as que mais chamam a atenção dos pequenos lobos. A tarde foi bem proveitosa, entre risadas e correria com eles pela sede para ir de uma base para outra, e a alegria que está sempre presente junto com a Alcatéia. Pra finalizar à tarde, foi realizada uma base ao contrário... A Alcatéia teve que ensinar suas canções favoritas.
“A atividade foi muito proveitosa. Não preciso nem dizer que nos divertimos pra caramba. Foi demais!”. Disse Laura.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vigília Distrital e Palestra do Escoteiro Colombiano



No último final de semana o Clã Pioneiro Padawan organizou a Vigília Distrital Pioneira, uma atividade com foco espiritual e emocional, onde todos os Clãs do Distrito Pé da Serra foram convidados a participarem. Estiveram presentes vinte e sete jovens e adultos; os mesmo participaram de uma palestra realizada por um irmão de ideal escoteiro Colombiano, John Silva. A palestra chamava-se “El camino es El mensaje” e trazia as histórias de John ao redor dos 11 países em que ele havia visitado, vale ressaltar que o Colombiano percorreu todos os caminhos a bordo de uma Vespa (motocicleta antiga), a palestra ainda faz com que os participantes repensem suas atitudes e suas metas de vida, afinal, é necessário se imaginar no futuro e almejar sonhos e objetivos.
Após a palestra, todos jantaram um delicioso cachorro quente e depois foi dado início a Vigília que tinha o tema de “Espiritualidade no Movimento Escoteiro”. Dentro da Vigília foi realizada uma dinâmica conhecida como “presenteie” onde a pessoa que estivesse com o presente, deveria entregar para outra que tivesse a característica citada pelo coordenador.
Quando a vigília chegou ao fim, alguns pioneiros foram embora e outros ficaram para pousar na sede e realizar outras atividades diversas.
Em relato, alguns pioneiros disseram:
Foi uma excelente atividade. Minha primeira vigília e com certeza vai ficar gravada, pois tivemos a oportunidade de reunir mais uma vez o ramo pioneiro do Pé da Serra e ainda mais pelo fato de reencontrar um amigo que conheci no Jamboree de 2012 no Rio de Janeiro, o John. A palestra do John foi excelente, e creio que fez com que nós repensássemos nossas metas de vida e o que nós faríamos em um futuro próximo. Foi excelente.” Bruno Piltz.
“Foi uma noite muito divertida, tivemos a presença de muitos irmãos escoteiros do distrito. Também tivemos a presença muito especial do John Silva, contando sobre seu projeto de vida, mostrando suas fotos maravilhosas. (E tive a felicidade de dar um dos meus lenços para ele). Foi uma noite especial, com diversão e reflexão.” Vanessa Cardoso