quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mutirão Ecológico - 1ª Parte



No último final de semana, 25/06/2016, aconteceu a primeira parte do Mutirão Ecológico, Muteco, realizado entre todos os ramos do Grupo Escoteiro Taquató. A organização da atividade ficou a cargo do Clã, e quem ficou responsável por tomar a frente foi a pioneira Vanessa.
Durante toda a tarde do sábado, os jovens e adultos voluntários ficaram trabalhando em prol da natureza, criando recipientes de taquara, para coletar pilhas e baterias usadas; plaquinhas, para identificar as árvores do Parque Centenário; e, fazendo diversas outras atividades.
Foi a primeira parte de uma atividade ecológica, que se encerrará no próximo sábado. Incrível a interação entre os ramos e muito divertido estarem todos presentes e participando juntos da atividade.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Mutirão Distrital Pioneiro - MutCusco



Nos dias 18 e 19 de julho ocorreu, em Viamão - RS, o mutirão distrital organizado pelo Clã Yggdrasil (13º distrito), o Mutcusco.
O evento ocorreu na ONG 101 Vira-latas, uma associação que abriga cerca de 400 animais no seu canil e que vive em constante necessidade de ajuda.
Seguindo a programação habitual de mutirões, teve o sábado de bases comunitárias e o domingo de bases para diversão dos pioneiros. Nas bases de sábado, foi realizado a limpeza dos canis por dentro e do espaço por fora, pintura  dos canis,  manutenção das grades e casinhas e também passeio, pra levar os "cusquinhos" para esticar as pernas. 
 
Relato da pioneira Laura: ''De todos os mutirões que já fui, sem dúvidas esse foi o que mais me deu oportunidade de colocar o servir em prática e de voltar pra casa com o sentimento de dever cumprido. Foi uma junção de ótima organização, local certo, necessidade dos que ajudamos e amor pelos animais. Foi incrível!''

terça-feira, 21 de junho de 2016

Padawans Chefes do Ramo Sênior



Os pioneiros, gêmeos, Ariane e Ariel realizaram no sábado, atividade com a tropa sênior. Se tornaram auxiliares da chefe de Tropa, Mônica. Foi uma muito produtiva, de quebra gelo foi realizado o jogo poste elétrico e em seguida a atividade seguiu com bases para os seniores e guias praticarem suas técnicas escoteiras. A pioneira Ariane auxiliou na base de nós e o pioneiro Ariel auxiliou nas bases de amarras. A outra base, coordenada pela chefe Mônica, era sobre a importância de utilizar croqui em acampamentos. Após os jovens realizarem todas as bases, eles tiveram que montar uma pioneira com mais números de nós diferenciados e com o maior número de utilidades. 


Sobre as experiências adquiridas na atividade, nossos gêmeos relataram:
 “Foi incrível passar à tarde com a tropa sênior, foi minha primeira atividade como assistente de chefia e é realmente gratificante ajudar o próximo, ensinar um pouquinho da experiência que ganhei lá mesmo, na tropa sênior”, disse Ariane.
“Foi muito bom passar à tarde com a tropa sênior Malacara, pois além de relembrar os velhos tempos e ajudá-los, pude ter um dia de experiência como assistente de chefia”, conclui Ariel.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Acampamento Distrital com a Tropa Farroupilha




No último final de semana, 20/06/16, aconteceu o Acampamento Distrital Escoteiro, promovido pelo Pé da Serra. A atividade, gelada, que iniciou sábado de manhã cedo, contou com a participação de mais de 100 jovens. Amanda, Bruno e Lucas, todos pioneiros, tiveram a oportunidade de participar do acampamento como adultos – auxiliares. O foco principal do acampamento era montagem de campo, por patrulha, porém houve outras atividades durante a programação.
Na atividade estiveram presentes as patrulhas escoteiras do Grupo Escoteiro Iturama, grupo fundado este ano. Os jovens tiveram oportunidade de aprender com os escoteiros mais experientes dos outros grupos e de criar laços ainda mais fortes entre todos do Distrito.
“Foi um acampamento sensacional, adorei participar como adulto – auxiliar em todas as etapas da programação, desde a base na qual Amanda, Bruno e eu ficamos responsáveis até a parte onde pude participar da inspeção aos campos. A Tropa Escoteira Farroupilha me conquista a cada atividade mais. São jovens incríveis e com grande potencial”, disse Lucas.

No final da atividade, as patrulhas participaram de uma Ação Ecológica, na qual receberam mudas para serem plantadas no local.