domingo, 20 de março de 2016

Acampamento Amigo 2016

 2016 começou com tudo! Esse ano realizamos mais um Acampamento Amigo e foi incrível. Nessa atividade, cada escoteiro pode convidar amigos(as) para participarem de uma vivência do Movimento Escoteiro por um final de semana. O palco dessa atividade foi o Santuário da Conceição que oferece amplo espaço e estrutura para uma atividade desse porte. O Clã Pioneiro Padawan auxiliou a chefia na preparação e execução das atividade.


foto: um pai legal

O tempo chuvoso não atrapalhou o acampamento e nem a realização das atividade, que puderam oferecer uma vivência real do Escotismo aos participantes. A programação propôs que cada jovem tivesse uma experiência do seu ramo (classificação por idade), mas também tivemos momentos de integração, como as bandeiras, a espiritualidade e o fogo de conselho. 

foto: Sabrina Rosenbach

Na espiritualidade, a reflexão fez os jovens pensarem nas coisas que nos separam e nas coisas que nos aproximam dos outros e como cada situação pode ser vista por dois lados. O fogo de conselho teve como temática as diversidades e as apresentações teatrais focaram na aceitação e respeito por aquilo que é diferente para nós.

foto: Fernando Chassot

Veja as fotos do Acampamento Amigo 2016, clicando aqui.

sábado, 12 de março de 2016

Atividade de Sede


Neste sábado, a Tropa Escoteira Farroupilha se reuniu no Parque Centenário onde realizou a entrega de distintivos da Insígnia Mundial do Meio Ambiente e de diversas especialidades. Em seguida, participamos da cerimônia de passagem onde recebemos as jovens Amanda e Isabel, vindas do Ramo Lobinho; e logo depois fizemos a passagem dos jovens Guilherme e Vitor que foram para o Ramo Sênior.


A chefia fez uma fala sobre o Ramo Escoteiro, comentando os principais objetivos e características do ramo. A Tropa então recebeu o desafio de definir a nova formação das patrulhas e dos(as) monitores(as) para o Ciclo 2016/1.



Com as patrulhas definidas, foi a hora de jogar a clássica Estrela. Depois do jogo, os monitores receberam as informações sobre o Acampamento Amigo e cada patrulha realizou sua reunião para transmitir as informações e definir as funções de acampamento.

Atividade de Sede - Ramo Sênior

No dia 12 de março a Tropa Malacara fez sua primeira atividade de ramo do ano. A atividade começou com uma estrela ao contrário como quebra-gelo, e seguiu para o primeiro Conselho de Tropa do ano. No conselho foram decididas as datas pro primeiro ciclo, apresentação da nova chefia, montagem das patrulhas e combinações para o ano de 2016. Após o Conselho, seguimos para a passagem dos jovens Guilherme da Rocha e Vitor Pena, que se despediram do Ramo Escoteiro e adentraram com tudo no Ramo Sênior, no estilo Malacara. Os jovens foram recebidos pelos sêniors e guias da tropa e integrados nas suas patrulhas.
Depois da passagem, seguimos para um jogo de Baseboll entre as patrulhas, que é um dos jogos preferidos dos jovens da Tropa e no final um "Torta na Cara" com perguntas sobre os últimos anos da Tropa, que rendeu muita sujeira e risadas.

sábado, 5 de março de 2016

Início das Atividades 2016

O primeiro dia de atividades de 2016 tinha que ser diferente e tinha que ser especial. A chefia preparou uma mega gincana com muitos jogos, muita água, muita lama e é claro, muita diversão.


Os jovens foram divididos em equipes mistas com jovens de todos os ramos e tinham que completar um percurso de oito bases onde recebiam ao final de cada uma, uma peça de um quebra-cabeça. A competição se encerrava no momento que uma das equipes completasse o quebra-cabeça.


Pra descontrair, os nomes das equipes tinham que ser ligadas a comida, surgiram então: as equipes Anchovas, Batata, Cuca do Cruz, Danoninho, Empadinha de Frango e Farofa. As tradicionais atividades Futinete e Rastejamento não podiam faltar.


Clique aqui para acessar o álbum com todas as fotos dessa atividade.