quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Atividade de sede - Ramo Lobinho

Neste sábado foi realizado uma atividade da especialidade de culinária, na qual é o objetivo do nosso último ciclo de atividades do ano.


Os lobinhos colocaram a mão na massa e fizeram dois pratos: um carreteiro e brigadeiro, ainda fizeram suco natural de laranja.


Todos puderam ajudar a fazer alguma coisa da preparação, como picar tomates e cebolas, cortar a carne, espremer as laranjas e ainda fazer um delicioso brigadeira na panela. Ao final da atividades todos degustaram as preparações!

sábado, 8 de novembro de 2014

Jornada de Bicicleta

Neste sábado a Tropa Malacara se reuniu para realizar uma Jornada de 15km usando bicicletas. A atividade foi organizada pelos sêniors Leonan, Rafael e Roslan como parte da progressão e especialidades. 
A saída foi no início da tarde e do Parque Centenário, com duas paradas durante o percurso. A primeira parada, os jovens e chefes pararam para comprar água e renovar as energias, já na segunda parada, os jovens participaram de três jogos também organizados por eles: corrida de obstáculos, arremesso de marreta e corrida com tronco. As atividades foram realizadas em uma chácara, e o resultado foi muita sujeira e diversão. 


Na volta, o caminho tornou-se uma trilha com muito barro, terminando o percurso novamente no Parque Centenário. Lá, foram passados recados sobre o Acampamento de Técnica que ocorrerá no próximo final de semana. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O guia escoteiro para sobreviver a uma Invasão Apocalíptica





Os cinemas estão lotados de monstros, aliens e zumbis, mas nós achamos que os Escoteiros se sairíam muito melhor do que Brad Pitt em Guerra Mundial Z ou Simon Pegg em O Fim do Mundo. Este é o nosso guia de sobrevivência a uma invasão apocalíptica - com todo o estilo escoteiro. Ele pode salvar a sua vida algum dia...

Sempre alerta...



Para sobreviver a uma invasão de zumbis comedores de carne ou aliens dominadores do mundo, você precisa pensar como um Escoteiro, e não há lugar melhor para começar do que o lema Escoteiro: sempre alerta. Enquanto o resto da civilização desmorona, monte sua mochila de sobrevivência com esses itens fundamentais e escape do apocalipse com relativo conforto:



Calçados
Você não vai querer tropeçar nos chinelos quando o mundo tiver ido pro saco, então amarre suas botas de caminhada e trilhe seu caminho para liberdade.

Mapas e Bússola
Seu celular irá morrer – para ter certeza que você não, tenha alguns mapas e uma bússola, e traçe seu caminho bem longe do exército de mortos-vivos.

Garrafa de água
A ferramenta fundamental de sobrevivência – se você tiver água, você tem uma chance.

Pastilhas de purificação de água
Quando a água pura for escassa, essas pastilhas são essenciais.

Lanches Energéticos
Sobreviver ao apocalipse é um trabalho cansativo, você precisa manter suas energias. Frutas e vegetais são lanches energéticos perfeitos, mas eles estragam fácil. Nozes são uma ótima fonte de energia e podem ser encontrados em vários lugares.

Kit de primeiros socorros
Uma mordida de um zumbi é fatal, mas um kit de primeiros socorros irá resolver a maioria das outras batidas e arranhões.

Protetor Solar
Você já viu os filmes – a maior parte do tempo é muito quente num mundo pós-apocalipse. Um bom fator 30 deve resolver o problema.

Mochila de isqueiros descartáveis
Durante o apocalipse, nem sempre há tempo para acender uma fogueira. Facilite isso com uma mochila impermeável de isqueiros descartáveis. Tenha com você uma isca de fazer fogo também, então você poderá fazer uma fogueira rapidinho, para te dar calor e proteção.

Lenços umedecidos/ Álcool gel
Apenas porque é o fim do mundo não quer dizer que você tenha que ser anti-higiênico. Seria uma droga sobreviver a uma invasão zumbi e ser derrubado por um problema estomacal.

Corda
A parte mais importante da sobrevivência Escoteira. Um bom comprimento de corda tem diversas utilidades, de um abrigo de emergência até para tentar improvisar uma funda. Não saia de casa sem ela.

Canivete Suiço
Um clássico da sobrevivência – é como carregar uma caixa de ferramentas inteira no seu bolso. Encomende o seu agora numa Loja Escoteira e fique à frente no jogo.


Defenda seu acampamento

Escoteiros são os melhores guias ao ar livre e algumas habilidades escoteiras essenciais podem te salvar de uma invasão alienígena um dia. Em primeiro lugar - saia da cidade e monte acampamento no interior. Você terá mais chances de sobrevivência com estas dicas de defesa de acampamento Escoteiro:

Uma torre de vigia de pioneiria
Vigie com estilo e construa a sua própria torre de vigia com pioneirias. Não é útil apenas para detectar o inimigo, mas também para lhe manter a uma distância segura daqueles malditos aliens e zumbis no chão.

Pioneirias requerem corda e postes de madeira resistentes. Você também vai precisar de trabalho em equipe Escoteiro, especialmente quando pensar em projetos mais ambiciosos. Para pioneirias básicas, consulte o Escotismo para Rapazes.

Construa um Muro 
Quando tijolos e cimento estão em falta, defenda o seu acampamento como um verdadeiro Escoteiro para manter aqueles zumbis e aliens bem longe e faça a sua parede de madeira e corda. 

Para fazer o seu muro de defesa, enterre duas grandes toras no chão e deixe uma distância entre elas (pelo menos da grossura de uma tora). Preencha o espaço entre as toras com toras menores horizontalmente e depois preencha as lacunas restantes com terra. Amarre as duas toras grandes em cima pra manter tudo bem firme.

Monte Armadilhas 
Embora uma armadilha de buraco seja o caminho ideal para capturar animais selvagens para conseguir comida, um buraco maior faz um apanhador de zumbi perfeito. 

Peça ajuda de seus colegas sobreviventes e cave uma valeta ao redor do seu acampamento, profunda o suficiente para um homem adulto (pode levar algum tempo então faça disso uma prioridade assim que montar seu acampamento). 

Cubra a valeta com palitos, detritos, etc e verifique regularmente por presas capturadas. Felizmente, os zumbis são terríveis em escalar para fora de buracos.

Faça um alarme artesanal
Aliens são mais complicados de pegar, mas pelo menos você pode ser alertado do ataque com a ajuda de um alarme inspirado na técnica Escoteira.

Use as habilidades eletrônicas de um escoteiro para criar um sistema de segurança de acampamento que irá mantê-lo a salvo de invasores. 

Na última edição do Fique Ativo!, Escoteiros usaram um Raspberry Pi (um pequeno computador que usa a tecnologia de chip) para criar tapetes de pressão que fazem soar o alarme quando alguém pisa sobre eles - o sistema de alarme de acampamento perfeito. 

De forma alternativa, você pode simplesmente espalhar algumas latas vazias ou sinos pendurados em alguns fios pelo acampamento. Se um alien tropeçar neles, todo o acampamento pode começar a correr!



Sobreviver em movimento

Você teve que deixar seu acampamento, e na pressa deixou seu mapa e sua bússola para trás. Não entre em pânico - lembre-se, um escoteiro não demonstra medo em circunstâncias como essa. Use o seu entorno para ajudá-lo a navegar de volta à segurança. 

Navegação pelo Sol
Todo escoteiro sabe que no hemisfério sul, o sol nasce no leste, se põe no oeste e está mais ao norte ao meio dia. Para ter uma ideia clara de qual direção fica o leste, por exemplo, coloque um graveto reto em uma superfície plana e marque a ponta da sombra dele. Espere mais ou menos meia hora e marque a ponta novamente. Uma linha entre o primeiro e o segundo ponto vai lhe dar uma linha reta, do oeste para a direção desejada. 

Navegação pela Lua
Use este velho truque escoteiro para se orientar à noite. Se há uma lua crescente no céu, trace uma linha a partir do topo do chifre ao fundo e continue a linha em direção ao solo. Esta direção geralmente é o Norte (ou o Sul se você esta no hemisfério norte).

Navegação pelas árvores
No hemisfério sul, árvores e todas as plantas verdes desfrutam de mais sol no lado norte (o sol passa mais tempo no norte). Sendo assim, olhe em volta e se uma grande figueira, por exemplo, tem um lado mais denso e com maior crescimento, este vai ser o lado norte.

Sinais de pista
Então você deu um jeito de traçar seu caminho através de hordas de zumbis enquanto permanecia longe de vista de discos voadores voando baixo. Vocês precisa deixar outros sobreviventes saberem o caminho para a segurança, mas não tem papel e caneta, e não há sinal telefônico. Por sorte, sinais de pista são a especialidade dos Escoteiros e são a chave para uma comunicação sútil durante uma anarquia apocalíptica:

←↑→↓
Direção: Use gravetos para criar uma flecha simples apontando para o seu santuário. 

X
Por aqui não: Um simples 'x' usando dois galhos vão prevenir qualquer um de cair em território inimigo.

Água nesta direção: Três linhas onduladas na horizontal e uma flecha podem salvar vidas.

Não deixe rastros
Quando estiver em fuga, lembre-se das palavras de Baden-Powell: "não deixe rastros". Permaneça invisível e aqueles monstros não saberão onde encontrá-lo.


Fundamentos de sobrevivência

Água
Quando sua cidade for invadida por zumbis ou um exército de parasitas, você não vai poder dar um pulo na esquina para tomar um refrigerante. Quando as torneiras secarem, siga estas dicas de Escotismo para encontrar aquela preciosa H2O:

1. Coleta de água da chuva
Pegue um pedaço de algum material a prova d'água (quanto maior melhor) e coloque em um ponto mais baixo por onde a água da chuva possa correr pra dentro de um recipiente qualquer. Espere um pouco e você terá água potável.

2.Transpiração
Quando o sol está alto, as folhas de uma árvore podem ser uma grande fonte de água. Enrole uma saco plástica em torno de um ramo de folhas ou um feixe de galhos. Coloque uma pedra no fundo do saco e amarre-o com segurança. A sacola vai formar uma pequena estufa que vai condensar a 'transpiração' das folhas e a umidade acabará por encher o saco com água.

Comida
Caça, pesca e saquear o supermercado são todos métodos válidos, mas escoteiros têm uma maneira muito mais civilizada para se manter vivo: buscar arbustos.

Quando as árvores frutíferas estão nuas, buscar por arbustos é o melhor caminho a seguir e fornecer uma fonte de amoras e nozes. A amora mais saborosa e mais prontamente disponível é a amora silvestre, que cresce ao lado de estradas e nas bordas de florestas, enquanto uma floresta próxima pode ser uma rica fonte de espinheiros, castanhas, avelãs e até nozes. Sabugueiros, dentes de leão, canela, urtigas e ramsons (alho selvagem) também são complementos úteis para a sua dieta. 

Você pode procurar por cogumelos comestíveis como o Cogumelo do Campo, o Cantarelo e o Cepe-de-Bordéus, mas tenha certeza de que você pode identificá-los corretamente - os efeitos colaterais de fungos tóxicos podem ser tão desagradáveis e mortais quanto uma mordida de zumbi.

Primeiros socorros
Se você está infectado por um vírus zumbi ou o seu cérebro foi substituído por um robô alienígena, não há muito que escoteiros possam fazer para ajudar. Para lesões menos extremas, no entanto, a desenvoltura de um escoteiro vai certamente vir a calhar:

1. Faça uma tipóia:
Corte um pedaço de pano de aproximadamente um metro quadrado. Dobre o quadrado na diagonal para fazer um triângulo. Deslize uma extremidade da atadura sob o braço ferido e sobre o ombro. Traga a outra extremidade sobre o outro ombro para embalar o braço ferido. Amarre as pontas juntas atrás do pescoço e fixe o curativo perto do cotovelo com um pino de segurança.

2. Faça uma maca:
O caminho mais rápido para improvisar uma maca é usar dois bastões e um par de casacos ou moletons. Feche os casacos e faça com que suas bainhas se toquem. Passe um bastão por meio do dois braços de ambos os casacos e utilize duas pessoas em cada extremidade para levantar o ferido. 

3. Faça uma tala para a perna:
Use um colchonete ou algum papelão grosso como base da tala sobre uma superfície plana. Coloque algumas camisetas dobradas ou materiais macios na base para dar um amortecimento extra. Coloque a perna ferida na tala improvisada, dobre-a ao redor e fixe com fita, corda ou tecido.

Siga essas dicas Escoteiras e você pode até sobreviver ao fim do mundo...

#####

Tradução: Clã Pioneiro Padawan do Grupo Escoteiro Taquató 97º RS
Original: http://scouts.org.uk/news/2013/08/zombies/

Notas da Revisão:
1) Algumas frases foram drasticamente alteradas principalmente por conta das gírias e expressões. A prioridade foi manter o entendimento, não é uma tradução literal;
2) As informações de hemisfério norte foram adaptadas para o hemisfério sul.