domingo, 30 de junho de 2013

Coluna Sempre Alerta! - 29/06/2013

Coluna Sempre Alerta!
Grupo Escoteiro Taquató por Diogo Laux

publicada no Jornal Fato Novo do dia 29/06/2013

Sobre esta Coluna
'Sempre Alerta' é o lema dos escoteiros, mas também é a nossa saudação. É assim que os escoteiros se cumprimentam no dia-a-dia. O lema nos lembra do compromisso de estar atento para auxiliar aqueles que necessitam. Pois é dessa forma que gostaríamos de inaugurar esse espaço, agradecendo a direção do Jornal e saudando os leitores do Fato Novo.

Obras da Nova Sede
Nas últimas semana, foram retomadas as obras da nossa Nova Sede. Nesta etapa, estão previstas a construção das vigas de fechamento do 1º piso, a instalação da pronto-laje e a concretagem. Os recursos para essa etapa (cerca de 25 mil reais) foram arrecadados junto ao FUNCRIANÇA através do COMDICA e por meio das promoções realizadas nos últimos meses (Meio-Frango, Portaria do Rodeio Crioulo e Entrevero no Encontro de Carros Antigos). A próxima etapa, prevê a construção das paredes externas do 2º piso e está programada para o mês de agosto.

Acampamento de Grupo 2013
Realizado no Balneário das Taquareiras, na Harmonia, o Acampamento de Grupo deste ano contou com a participação de humanos, hobbits, elfos e anões. A temática do evento foi 'Senhor dos Anéis' e os participantes deram um show na produção das fantasias. Todas as atividades foram relacionadas ao mundo criado por Tolkien onde os jovens venciam o mal destruindo o 'um anel' que representava a ganância e o poder.


Prêmio Top Cidadania 2013
O Taquató está concorrendo a edição deste ano do prêmio de Responsabilidade Social da ABRH-RS. O case apresentado relata o Oasis Vila São Martim, projeto realizado no bairro desde o início do ano passado. A ação social descobriu e projetou um sonho coletivo da comunidade em ter um espaço de lazer para as crianças. Foram mobilizados cerca de 250 escoteiros de todo o estado para auxiliar na construção da praça, realizada junto com o 31º Mutirão Regional Pioneiro. O case enfatiza a inovação da ação, já que foi a primeira vez que a Metodologia Oasis foi aplicada em uma atividade escoteira. O método Oasis foi desenvolvido pelo Instituto Elos de São Paulo e propõem momentos de integração e envolvimento com a comunidade antes do 'agir'. O Oasis realizado no bairro São Martim inspirou outros Oasis Escoteiros, um deles no Rio Grande do Norte. O resultado do Top Cidadania 2013 será divulgado no dia 06 de agosto.

sábado, 29 de junho de 2013

Jornada Escoteira


No dia 29 de junho o ramo escoteiro participou de uma jornada de São José de Hortêncio até São Sebastião do Caí. Eles foram de ônibus até a cidade de Hortêncio e no meio do caminho os chefes desceram e os escoteiros continuaram sozinhos, a missão era voltar para casa pelo mesmo caminho que o ônibus trouxe. A chefia foi observando e controlando os escoteiros, dando a eles tarefas e brincadeiras, pois o objetivo da jornada era integração. 



Perto da chegada os escoteiros desviaram do caminho junto com a chefia e fizeram uma trilha até a "gruta do chupacabra", nesta trilha todos tiveram a oportunidade de caminhar na mata fechada e conhecer a natureza, assim completando uma das etapas da IMMA.

No parque todos chegaram cansados e foram recebidos com um bolo de chocolate, onde fizeram o jogo de cortar um pedaço e entregar para a pessoa que mais teve contato na jornada e assim foi mais um final de semana da Tropa Escoteira Farroupilha.

sábado, 22 de junho de 2013

Atividade dia 22/06

Neste sábado, a Tropa Escoteira encenou um "tribunal" para que as atividades do próximo ciclo fossem escolhidas, o famoso jogo democrático. Os jovens escolheram um acampamento temático no formato Catan ou Harry Potter.

Além disso, a tropa escreveu cartas para escoteiros de Moçambique, país localizado no continente africano. As crianças deste pais estão aprendendo a ler e escrever, e o Taquató está dando uma ajuda, incentivando eles a lerem e também a descobrir um pouco do escotismo no Brasil.

Também houve um momento muito especial, a entrega de dois cordões e uma promessa escoteira. A escoteira Camila ganhou o seu cordão verde e amarelo (que inclusive neste dia era o seu aniversário), a escoteira Marina recebeu o seu cordão vermelho e braco e o escoteiro Pedro Henrique realizou sua promessa escoteira. Dia 22/06/2013 ficará marcado para estes três jovens!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SUPERAÇÃO


Neste sábado, 15.06, em Estância Velha – RS, ocorreu a segunda edição do Highland Games.

Organizada pelo G. E. Jean de Lery, a atividade baseia-se nos jogos escoceses, onde cada participante deve usar um kilt, típico da atividade. Foi uma atividade de superação. As provas puramente físicas foram cumpridas da melhor forma. A Tropa foi muito unida, realmente foi uma vitória de toda tropa. Estamos muito felizes conosco, e que venham mais desafios. Mesmo sendo difícil competir com patrulhas, muitas masculinas, mostramos que somos fortes e não tememos nada. Cada um conseguiu se superar não só individualmente, mas como um grupo, mostramos que a Tropa Malacara é e sempre será aguerrida. Em pelo menos uma base todos tivemos uma pequena dificuldade, porém, ela foi superada com a patrulha toda unida. 




“Foi minha primeira atividade fora, pra mim ela foi ótima, me enturmei muito mais com a galera, com certeza peguei as manias e me diverti muito. Não foi só uma patrulha que ganhou, no final a tropa se superou e ficou junta até o final, tanto na colocação quanto no apoio que cada patrulha deu para a outra, e é isso aí, parabéns a toda Tropa Malacara, muito obrigada.” acrescentou Ariane. Mais uma vez a Tropa se empenhou, e com esse empenho veio a vitória...



Haviam atividades que eram disputadas por um sistema de eliminatórias, até que tivéssemos um campeão, logo vimos que seria complicado, mas mesmo assim ninguém fraquejou. “Posso dizer que tive muito orgulho da Tropa o tempo todo. Em todas as atividades mostraram que são honestos e que o veneno grená realmente corre nas veias! Poder estar ao lado de vocês seja torcendo, festejando as vitórias ou até sofrendo por dentro em algumas derrotas, me faz muito feliz” citou a chefe Carol. Por fim, foi uma ótima atividade, disputamos sendo a Malacara, e não apenas K2 e Kwazá. Apoiamos uns aos outros do inicio ao fim, e obtemos gloriosos resultados.

Segue link para a tabela de classificação:

TABELA DE CLASSIFICAÇAO

terça-feira, 4 de junho de 2013

Primeira Etapa da IMMA - Ramo Escoteiro


Na manhã desta terça-feira dia 04 de junho de 2013, ocorreu a primeira etapa do projeto de IMMA dos jovens do ramo escoteiro, Caroline, Marina, Maria Eduarda e Wesley.

Os escoteiros com o apoio da Prefeitura de São Sebastião do Caí, realizaram a limpeza e o plantio de mudas na margem do Arroio Cadeia. Com a presença do ramo sênior e Diretoria do G.E. Taquató, foi plantado 30 mudas de diversas espécies e completado com sucesso esta etapa do projeto.



domingo, 2 de junho de 2013

Passeio em Porto Alegre

Neste sábado dia 1º de maio a Tropa Escoteira Farroupilha, foi fazer um passeio na cidade de Porto Alegre. Os escoteiros tiveram a experiência de andar de ônibus e trem até o destino do passeio.

O primeiro local que o Ramo Escoteiro visitou foi o Mercado Público, logo após o Santander Cultural, onde encontraram o ramo escoteiro do G.E. Atiradores de Novo Hamburgo. Depois foram para a Casa de Cultura Mario Quintana, Museu Militar, Usina do Gasômetro e para finalizar o passeio, os escoteiros foram tomar um grande milkshake de chocolate.

Quando chegaram em São Sebastião do Caí, a Tropa foi para sede, onde fizeram a janta, organizaram as apresentações das especialidades e o Chefe Christian (Pedrinho) entregou a progressão de todos.

Na manhã do dia 2 de maio, os escoteiros se dividiram em Grupos de Trabalho para limpar a sede e depois foi feita a Promessa da escoteira Suellen e foi entregue o Cordão Verde e Amarelo para o escoteiro Wesley.
Após todas as conquistas foi encerrado o fim de semana da Tropa Farroupilha.