domingo, 18 de dezembro de 2011

Mutirão para demolir a sede

O dia 17 de dezembro de 2011 fica para a história do Taquató como o dia da derrubada da sede do Grupo. Os adultos voluntários, jovens e pais trabalharam durante a manhã e a tarde deste sábado na mudança dos móveis e materiais, remoção das telhas e derrubada das paredes da sede.


Inaugurada em 21 de agosto de 1999, a antiga sede apresentava sérios problemas estruturais por conta dos cupins e a opção por derrubá-la foi tomada para evitar acidentes. No mesmo lugar, será erguida uma nova sede em acordo com a cedência autorizada pela Prefeitura Municipal. A nova sede será um pouco maior que a antiga e está sendo pensada para que atenda de pronto todas as necessidades do grupo.


Enquanto isso, o grupo utiliza o prédio do antigo restaurante 'Kanto Verde' como sede provisória. Se tudo ocorrer como o planejado, iniciaremos as atividades de 2012 de 'casa nova'.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Confraternização da Tropa Farroupilha


Neste sábado, os escoteiros da Tropa Farroupilha fizeram a confraternização de final de ano. Os escoteiros revelaram seus amigos secretos, fizeram um lanche comunitário e limparam e organizaram seus materiais. Em seguida, foram brincar nas quadras de areia do parque.


Após a recreação, a Tropa Farroupilha foi ao batente e ajudou na demolição de nossa querida sede, que foi um sucesso. Pelo final da tarde, todos cansados, retornaram para suas residências felizes e satisfeitos pelo ano que tiveram. 

por Bruno Piltz dos Santos.

domingo, 11 de dezembro de 2011

1º Fórum de Jovens


O 1º Fórum de Jovens do Taquató ocorreu no sábado, dia 10/12, na sede provisória. No Fórum, os jovens de todos os ramos tiveram direito a palavra, podendo mostrar para o restante dos jovens quais são suas reclamações e seus desejos para o movimento escoteiro. Cada ramo fez uma breve apresentação do seu ramo, expondo para os demais quais foram suas atividades durante o ano, com fotos e vídeos.


Depois das apresentações, foi realizada uma avaliação de atividades, chefia, uniforme e opiniões sobre a construção da nova sede. Os jovens também tiveram espaço para expressar seus descontentamentos e alegrias no seu próprio ramo, que foi registrado em ata e repassado para a Diretoria do grupo. Mesmo sendo uma atividade mais séria, todos os jovens ficaram satisfeitos por poder expôr suas ideias e angústias para os demais.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amigo "Padawan" Secreto

Na noite da última quinta-feira, dia 08/12, o Clã Padawan se reuniu na casa da pioneira Helena Bueno para fazer sua tradicional confraternização de encerramento do ano.

Rolou um montão de presentes na hora da revelação do amigo secreto. Além dos presentes, os Padawans se emocionaram com a despedida do ano e de alguns dos(as) pioneiros(as), que deixarão o ramo por estarem completando seus 21 anos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Café da Família

Todo o final de ano, o Clã Pioneiro Padawan, reúne as famílias dos(as) pioneiros(as) para apresentar as atividades e resultados do ano que passou. A edição 2011 do Café da Família Padawan, ocorreu no último domingo e foi um sucesso!

O mestre Diogo apresentou todas as atividades realizadas e explicou um pouco mais sobre o ramo, assim os pais e familiares ficaram por dentro de todas as ações que o Clã participou e organizou. Também foi hora de falar sobre o @ultimomutpio, o Mutirão Regional Pioneiro que será realizado no Caí em março de 2012 e que está sendo totalmente planejado e organizado pelos padawans.


Foi um evento muito divertido, com confraternização e descontração. Depois da apresentação, era hora de atacar! Uma bela mesa com muita comida gostosa estava à espera de todos. Nham!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Indaba 2011


Neste sábado, em paralelo ao Fórum de Jovens, os adultos voluntários do Taquató - chefia e diretoria - se reuniram para o Indaba 2011. Na ocasião, a chefia de cada ramo fez a apresentação das atividades realizadas durante o ano e uma breve avaliação do período. Da mesma forma, a Diretoria comentou as ações e eventos realizados e coordenou uma avaliação geral dos trabalhos.


De forma geral, avaliou-se 2011 como um ano muito positivo, por conta das atividades de grupo, ações comunitárias e o bom trabalho da progressão pessoal que vem mostrando resultado na obtenção de distintivos especiais.  Os pontos á melhorar foram elencados e as sugestões de melhorias sugeridas pelo grupo prometem saná-los em 2012.