segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Organização do material na sede

A atividade do último sábado - dia 29.10.11 - para os ramos sênior e escoteiro foi voltada para a organização de nossa sede. Os dois ramos formaram um grupo só, em prol da limpeza de materiais, panelas, caixotes e das duas salas.

A atividade ocorreu d'baixo de um tempo nublado. Primeiramente todo material foi transportado para fora da sede e limpo, em seguida os caixotes foram limpos e o material foi separado. A partir desta semana o material dos dois ramos estará disponível a Tropa Escoteira e Sênior. A atividade foi encerrada às 16h30m.

por Bruno Piltz dos Santos.

domingo, 30 de outubro de 2011

Churras-Pio


Sábado foi dia de churrasco e confraternização para os pioneiros. O Churras-Pio, organizado pelo Clã Gwydion do Grupo Escoteiro Jean de Lery, marcou o III Interclãs Distrital do 24º distrito. A atividade ocorreu na noite do dia 29, na sede do Jean de Lery. Além dos Padawans e dos anfitriões, estava presente o Clã Cavaleiros das Brumas do Ferrabráz, de Sapiranga.

O local foi transformado em uma taverna medieval, com direito a mesa redonda, brasões alusivos aos cavaleiros da távola e até efeitos cenográficos como iluminação especial e fumaça. Tudo preparado para dar um clima diferente para o ambiente. Os participantes fizeram a sua parte, com suas capas medievais e jedis.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Acampamento de Grupo 2011

Dois lindos dias de sol e uma noite estrelada brindaram o final de semana do Acampamento de Grupo 2011 do Taquató. O acampamento foi realizado na chácara do Dr. Adélio Menegaz e contou com cerca de 70 participantes entre jovens e adultos.


Grandes jogos, atividades de integração, um circuito - no melhor estilo Fórmula 1 - de corrida de bigas, e até uma vigília voltante fizeram parte da programação onde lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros formaram patrulhas mistas e inter-ramos. Cada equipe recebeu o nome de um ponto cardeal e um artigo da Lei Escoteira que serviu de tema para a encenação para o fogo de conselho.


Ao término, todos voltaram para suas casas; cansados, felizes e com suas pulseiras de contas coloridas que agora simbolizam todo o suor da conquista e a integração da família Taquató.

domingo, 16 de outubro de 2011

JOTI - Jamboree On The Internet



Dois dias de muito trabalho e diversão, e se foi mais um JOTI. Pelo terceiro ano consecutivo, a Base Taquató 97 RS manda bem e participa da maior atividade virtual escoteira do mundo. A atividade integrou o Clã Pioneiro, a Tropa Sênior e a Tropa Escoteira e foi realizada na casa da Chefe Ana.


 Pausa para o lanche...


Durante o JOTI, escoteiros de todo o mundo se conectam através de uma rede social (como o Orkut e o Facebook) criada especialmente para o evento. Além disso, existe uma gincana virtual que desafiam a criatividade e a originalidade dos jovens.

Assista alguns vídeos produzidos pela galera do Taquató, durante este JOTI:

Catira - Clique aqui;
Rádio Novela - aqui;
Slow Motion - aqui;
Quem está falando? - aqui;
Repentistas e Trovadores - aqui;
Marionete Humana - aqui;
Qual é a música? - aqui;
FlipBook - aqui.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BILO 2011: Peter Pan

O BILO (Bivaque de Lobos) é um evento anual realizado pelo 26º Distrito, composto por grupos escoteiros da Serra Gaúcha (Farroupilha, Caxias do Sul, São Marcos, Vacaria). Neste ano, a Alcatéia Taquató foi convidada a participar da atividade, devido a amizade existente entre nossas Alcatéias.



O tema escolhido foi "Peter Pan" e os participantes da atividade foram transportados para a Terra do Nunca, onde conheceram de perto os personagens dessa linda história: Peter Pan, Capitão Gancho, Fada Sininho e muitos outros.

De acordo com os próprios lobinhos a atividade estava "Maravilhosa!", o que não podia ser diferente, pois o local foi totalmente caracterizado, com o Navio do Capitão Gancho, o crocodilo TicTac que engoliu os lobinhos em uma das bases, a floresta encantada e a terra das Sereias.


Em um ramo como o Ramo Lobinho onde tudo gira em torno do lúdico e fantasioso, essa aventura foi marcante. Além do cansaço (que com certeza derrubou muitos lobinhos assim que chegaram em casa) nossa Alcatéia trouxe  boas lembranças deste dia mágico.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Acampamento Temático


A Tropa Sênior Malacara teve o prazer de conhecer um pouquinho da época maravilhosa que foram os anos 60, pois este foi o tema da primeira edição do Acampamento Temático, realizado no último fim de semana, nas terras do Sr. Egídio Flores, no Chapadão. Após o hasteamento da bandeira, os sêniores iniciaram a montagem de campo, prepararam o almoço baseado no cardápio dos escoteiros da Inglaterra, e seguiram tarde a dentro fazendo nós, amarras e cortando taquaras. Tudo isso abaixo de chuva e ao som dos inesquecíveis Beatles.


Os jogos também foram muitos, desde Corrida aquática dos nós à Corrida Espacial. À noite, houve um jantar festivo, onde os jovens tiveram de se caracterizar de acordo com o tema  do acampamento. A atividade noturna, um clássico "Caça a Bandeirola ", aconteceu logo depois da janta e foi seguida pelo fogo de conselho.


Já no domingo, eles tiveram de se pôr à prova com uma atividade chamada Missão Ctrl que durou toda a parte da manhã. Nela,  os jovens foram exemplos de força, garra e superação na busca de um objetivo em comum: recapturar sua bandeira. Depois do jogo, eles almoçaram, desmontaram acampamento e, com suas mochilas nas costas, seguiram caminhando rumo ao Parque Centenário, onde encerrou-se a atividade, com a Patrulha Xavante consagrada campeã.


Mais fotos em: Picasa e Facebook

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Padawans no II Desafio Pioneiro

Nos dias 08 e 09 de outubro, ocorreu o IV Desafio Sênior e II Desafio Pioneiro, promovido pelo Grupo Escoteiro Lanceiros Negros de Porto Alegre. Alguns corajosos pioneiros do Clã Padawan aceitaram o desafio de participar dessa atividade e gastar energia nas desafiantes bases que vão madrugada a dentro.




O evento teve início na sede do Grupo Escoteiro Tupi Guarani, onde as patrulhas iniciaram uma jornada de 7km com algumas tarefas durante o percurso. O destino era a sede dos Lanceiros Negros, no bairro Restinga. Os pioneiros presentes (Carol Oliveira, Lucas, Maitê, Matheus, Mônica e Renan) chegaram atrasados e tiveram uma hora a menos para completar o percurso da jornada, que tinha que ser concluído na hora marcada.

Após chegarem ao destino, todos os participantes receberam janta e alguns minutos de descanso. Na sequência, participaram da bandeira de abertura e foram liberadas as bases. Com um mapa nas mãos, onde estavam marcadas às 20 bases em todo o terreno, as patrulhas de sêniores e pioneiros tinham até às 5h para realizar todas as provas.




A bandeira de encerramento ocorreu após o café da manhã, às 7h. Nossa patrulha de Padawans não levou nenhum troféu pra casa, mas com certeza aproveitou muito a atividade, relembrando os tempos de sênior e fazendo, em todas as provas, o seu melhor possível.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Escotismo é Tradição - Visita da Prenda Patrícia Fabro


No dia 1º de Outubro, a Alcatéia Taquató recebeu a visita da Prenda Patrícia Fabro, do CTG Lauro Rodrigues, que já foi 1ª Prenda do Rio Grande do SulPatrícia veio para falar sobre o funcionamento dos CTG's - Centros de Tradições Gaúchas e as tradições do nosso estado. Falou também sobre as vestimentas das prendas e gaúchos e explicou tudo que teve que fazer para conquistar o título de 1ª Prenda do RS.

Patrícia trouxe ainda todas suas faixas, conquistadas ao longo dos anos no CTG e também inúmeras fotos, para ilustrar tudo o que ia explicando. Os lobinhos se mostraram muito interessados em aprender e conhecer mais sobre os costumes da nossa querência amada.



Nesse dia, tivemos ainda a Promessa da lobinha Láiza Carolina Carvalho. Com esta promessa encerrou-se a "temporada" de promessas de 2011, visto que agora a Alcatéia Taquató está com todos seus lobinhos promessados e uniformizados!